É preciso ter fé para alcançar o que desejamos e espírito de gratidão para agradecer aquilo que conquistamos.

“Não podemos admitir que Orleans, e principalmente a nossa igreja, não tenha sua própria rádio”. Com essa frase e visão Pe. Santos Spricigo tornou realidade um sonho. Conseguir um canal de Rádio para Orleans, foi mais forte que todas as dificuldades e através disso ‘nasceu’ a Fundação Rádio FM Luz e Vida.

A Rádio FM Luz e Vida nasceu fruto de uma intenção pura, sem mácula alguma, sem subterfúgios, sem qualquer motivo outro se não o de levar a verdade a toda a comunidade. E a comunidade, por sua vez, totalmente liberada para formar sua própria conclusão dos fatos. Conforme um dos voluntários que esteve desde o início desta história, Luiz Carminati, “a imagem que temos desta Emissora é a imagem da verdade, a imagem da fraternidade, tão necessária entre nós, imagem da verdade que flui através dos programas diversos, e que têm como base essencial, os que transmitem os programas religiosos”.

“A Rádio Luz e Vida nasceu com este nome, um nome extremamente simbólico e que traduz grandeza. Grandeza de Luz, Luz que significa espaço visível, Luz que expulsa a escuridão, Luz que busca claridade da verdade, promoção da justiça, liberdade, ordem e da disciplina”.

       

Concretização

Em 18 de julho de 1988, Pe. Santos formaliza contrato social para tornar-se de personalidade jurídica à época: Sociedade Rádio FM Luz e Vida Ltda., obtendo já seu CGC.  No dia 20 de setembro de 1988 é assinada a concessão.  Um trabalho árduo do deputado Adhemar Paladini Ghisi junto ao Ministério das Comunicações.  Para Santa Catarina havia duas concessões disponíveis e Orleans foi contemplado com uma delas.  Em dezembro do mesmo ano, Pe. Santos pede para imprimir um pequeno panfleto em papel pardo anunciando para breve a chegada da emissora.

Assim estava escrito no panfleto: BREVE EM ORLEANS – FREQUENCIA MODULADA – LUZ E VIDA – RÁDIO FM – SOM ESTEREOFÔNICO – FREQUÊNCIA 106.3 MHZ – PROGRAMAÇÃO DINÂMICA E MUITA MÚSICA – MAIS LUZ E MAIS VIDA EM SEU LAR – PARABÉNS ORLEANENSES!!! (Uma emissora da Paróquia Santa Otília).

Finais de 1988 e todo o ano de 1989 ocorria uma grande movimentação para aquisição dos equipamentos para instalação dos Estúdios e Antena de transmissão. Durante todo esse tempo, Pe. Santos é acompanhado por vários colaboradores, como Luiz Ricardo Veran, Luciano Montegutti, Nilton Lolli, Mário Salvador e Luiz Carminati. Já a área de terras para instalação da Antena Transmissora foi recebida em doação pelo Sr. José Badziaki, na localidade do Morro Nossa Senhora das Graças.

 
Durante todo o período em que antecedeu ao dia 01 de dezembro de 1989, a emissora funcionava em caráter experimental, data em que oficialmente passou a funcionar com programação regulamentada pelo Dentel. A inauguração aconteceu no dia 21 de dezembro de 1989, com uma vasta programação religiosa e festiva.

Nomes como Pe. Valmor Della Giustina e Pe. Lino Brunel fazem parte da transformação para Fundação Rádio FM Luz e Vida.  Conforme ainda Luiz Carminati, “a nossa querida Fundação Rádio FM Luz e Vida veio para ficar entre nós. Lembro-me perfeitamente que nossa Igreja, a Igreja Católica de Orleans, ressentia-se, permanentemente de um espaço para divulgação de seu trabalho de orientação, de sua sã finalidade de organizar o pensamento social/cristão sobre a coletividade; sobre nossa responsabilidade em gerir a verdade, através da sabedoria de Deus, que é capaz de transformar a nossa realidade, o nosso mundo”.

“A figura central dessa reflexão é o Advento, que representa uma espera. Havia um Advento em nossa comunidade, e o advento aqui significa uma oportunidade que a comunidade pudesse escutar, escutar e refletir, escutar refletir e pôr em prática, tudo o que é necessário e obrigatório no sentido da transformação para a igualdade de oportunidades, igualdade de opiniões, igualdade de direitos, igualdade de obrigações”, reflete Carminati.

Em 06 de julho de 003 a FM Luz e Vida passou a operar com 8.500 watts de potência, alcançando assim mais de 50 municípios.

Atualmente, além da transmissão por ondas sonoras, a emissora também está próxima dos ouvintes através de meios tecnológicos. Com avanço na era digital e atenta à modernidade, a rádio possui site, aplicativo, mídias digitais e outros. Frequentemente os ouvintes e internautas podem interagir e também visualizar ao vivo o trabalho dos comunicadores.

FILOSOFIA DA EMISSORA – VALORES INALIENÁVEIS

  • Promover em toda a programação os valores básicos da sociedade: família, amor, fraternidade, justiça, trabalho;
  • Proporcionar informações corretas e sadias, veiculando a verdade dos fatos e fornecendo elementos para o diálogo e para a solução dos problemas;
  • Estar ao lado dos desfavorecidos, daqueles que a estrutura social privou de voz, proporcionando-lhes acesso à emissora e dispensando tratamento prioritário às suas necessidades e reivindicações;
  • Proporcionar um sadio entretenimento que anime e alegre a convivência social;
  • Apoiar as iniciativas que favoreçam o espírito comunitário e priorizar os acontecimentos que constroem a história das comunidades;
  • Promover a cultura, o lazer, o esporte, a boa música, a defesa do patrimônio público, o respeito à natureza, não deixando de denunciar todo tipo de violência;
  • Apoiar a ação evangelizadora da Igreja através dos setores de pastoral e favorecer a veiculação de eventos religiosos, celebrações litúrgicas e programas religiosos que auxiliem as pessoas no cultivo da sua espiritualidade e na expressão da sua fé.

Presidência

Pe. Rafael Uliano

Presidente do Conselho Curador da Rádio Luz e Vida, 2022.

Joel Marcolino Bittencourt

Diretor Geral

Pe. Lino Brunel

Presidente do Conselho Fiscal da Rádio Luz e Vida, 2022.

Mensagem
Mande um recado para nós ou....
Peça por aqui sua música